quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Orientações para o Congresso de Filosofia

A seguir seguem orientações sobre cada participação no Congresso de Filosofia:

apresentadores: explicar o texto/vídeo por completo; buscar relações e comparações com a atualidade; relacionar aos temas e filósofos estudados no ensino médio; concordar ou discordar e argumentar; utilizar exemplos e citar frases mais importantes; escolher informações relevantes sobre os autores. 10 minutos por dupla.

debatedores: questionar os apresentadores; levantar as polêmicas sobre os textos; usar exemplos e trechos de todos os textos; acrescentar relações com a atualidade e com a filosofia. 10 minutos por aula. 2 alunos por dia.

M.C.: recitar poemas, rimas ou letras de músicas próprias ou de outros, relacionadas aos temas do dia; pode usar música de fundo ou beat box; organizar espaço, tempo, decorar a sala e mediar as apresentações e debates. 1 aluno por sala.

desenhistas: desenhar os dias do congresso, pode retratar a sala ou as ideias discutidas no dia. Fazer ao vivo, com riqueza de detalhes, colorido e em papel de qualidade. 4 alunos.

cartaz: elaborar um cartaz com o nome do Congresso (escolhido pela sala), a sala, as datas de realização e imagens relacionadas aos assuntos discutidos, folha tipo cartolina ou A3. Colorido  1 aluno por sala.

máscaras de filósofos: elaborar máscaras de filósofos, utilizáveis, de diversos materiais, coloridas e de autoria própria; valorizam-se caricaturas, mas sem perder a identificação do filósofo. Desenhos e máscaras feitas à mão serão valorizados, assim como técnicas mais elaboradas. Cada aluno elabora três máscaras de filósofos escolhidos pelo professor.

relatório: relatar o congresso por escrito, com riqueza de detalhes, completo, pode ser digitado ou escrito à mão. Feito durante a aula e entregue na aula posterior.

aula dos alunos: os alunos escolhem o tema a ser investigado e apresentam sob a forma de aula no último dia do congresso. Serão valorizados temas importantes e interessantes, assim como estabelecer relações com a filosofia. 4 alunos, individual, dez minutos.

Critérios gerais de avaliação
Espera-se dos alunos congressistas: criatividade, esforço de compreensão de seu tema e dos demais colegas da sala; atender às orientações acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário