segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Comentário sobre o provão e respostas.

prova referente ao primeiro semestre de 2010.


Questão 41: os dois textos iniciais tratam do tema da transformação das obras de arte em entretenimento, resultando naquilo que Adorno e Horkheimer denominaram indústria cultural, Debord chamou de sociedade do espetáculo e outros chamam de sociedade de massas, de consumo etc. O trecho de Debord declara a identidade entre mundo e mercadoria realizada pelo capitalismo. A notícia de jornal relata a repetição dos temas de novela e procura explicar o motivo do mesmo assunto ser apresentado tantas vezes.

Dentre as alternativas possíveis, a letra a é um texto estudado em sala, da autoria de Adorno e Horkheimer e praticamente relata os mesmos processos: repetição de temas ao infinito e tentativa de identificação entre filme e vida social até o ponto em que ambos sejam vistos como efetivamente iguais.

Não seria necessário grande conhecimento sobre indústria cultural para responder, pois a leitura dos textos do enunciado era bastante evidente e as alternativas restantes não diziam respeito ao tema.

Resposta: A.


Questão 42: para responder seria necessário conhecer o conceito de aura apresentado por Walter Benjamin e notar que a aura está associada à autenticidade das obras, em contraposição à reprodutibilidade e perda da possibilidade de original, logo perda da aura.

A primeira sentença descreve obras auráticas, únicas e que escapam à reprodutibilidade técnica. A segunda frase cita o disco e a fotografia, materiais notadamente não-auráticos.

Reposta: C.


Questão 43: bastava saber sobre as concepções da Escola Summerhill e de seu fundador A. S. Neill e sua oposição total às ideias de Arendt quanto à função da escola e do professor.

Reposta: C.


Questão 44: como comentado em sala e descrito no texto, a concepção de mímesis aristotélica vai além da simples ideia da arte como cópia da natureza para passar a valorizar aspectos da criatividade e expressão pessoal do artista quando trabalha. As demais respostas eram absurdas pois não concordavam os autores com concepções de arte apresentadas no texto do enunciado.

Resposta: E.


Questão 45: na afirmação I está expressa a descrição da litografia; na II, Benjamin descreve uma técnica que depende do olho mas na depende mais do uso das mãos, no caso, a fotografia. Em III, Sontag compara e pensa as diferenças que podem ocorrer após o surgimento da fotografia, assim como em IV questiona o verdadeiro estatuto da fotografia e sua pretensão de realidade, mas que são aceitos como provas de fatos.

Resposta: D.



Qual sua opinião a respeito das perguntas de filosofia? Comente.

2 comentários:

  1. Sobre as justificativas de resposta colocadas aqui no blog, concordo que não era necessário possuir um grande domínio específico sobre o assunto para resolver as questões, já que - pelo padrão adotado - todas as perguntas tinham um enfoque de identificação primária (relacionar os textos com as afirmações usando um conhecimento mínimo sobre as bases tecnológicas do curso).
    Sobre as questões, acredito que todas elas alcançaram o limite que uma questão teste impõe, mas talvez questões dissertativas transcendam este limite e proponham uma reflexão melhor na confexão da resposta do aluno. E dependendo da situação (considerando desempenho dos alunos e a disposição da escola e do professor) a aplicação desta seria interessante.

    ResponderExcluir
  2. Assim como no primeiro semestre, continuaremos com a prática de dissertações e perguntas reflexivas.

    ResponderExcluir